serasa
Maioria dos brasileiros usa parcelamento para quitar dívidas, diz pesquisa
Levantamento revela que 63% consideram o parcelamento uma forma viável de reorganizar as finanças
O parcelamento se consolidou como uma ferramenta importante na organização financeira dos brasileiros. Pesquisa da Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, mostra que 63% dos consumidores veem o parcelamento como uma alternativa para quitar dívidas, enquanto 61% afirmam que essa modalidade oferece a sensação de controle sobre o orçamento mensal.
Segundo o estudo, 56% dos entrevistados usam essa modalidade para manter as contas em dia e 55% optam por parcelar para ter acesso a produtos e serviços que não conseguiriam pagar à vista. O levantamento demonstra que o parcelamento cumpre um papel de democratizar o consumo e facilitar o planejamento financeiro.
Por outro lado, o uso indevido do parcelamento também pode gerar problemas. Do grupo entrevistado, 12% admitiram que se endividaram por falta de organização e 3% tiveram o nome negativado devido ao descontrole no uso dessa forma de pagamento. “Parcelar no Brasil vai muito além de uma forma de pagamento. É parte da organização financeira de muitos, mas deve ser planejado e encarado dentro da renda mensal, não como uma extensão dela”, explica Patricia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa.
A pesquisa mostra ainda que o parcelamento é visto como uma ponte entre o endividamento e o reequilíbrio financeiro. Para 42% dos entrevistados, o principal motivo para parcelar uma dívida é o valor acessível das parcelas. Já 37% destacam a possibilidade de limpar o nome logo após o pagamento da primeira prestação.
Neste mês de novembro, a Serasa promove o Feirão Limpa Nome, que oferece renegociação de dívidas com parcelas a partir de R$ 9,90, descontos de até 99% e a participação de mais de 1,6 mil empresas. Até o dia 16 de novembro, o mutirão já registrava mais de 738 mil acordos fechados.



